Detran-BA promove alterações na Placa Mercosul para combater clonagens, diz site

Divulgação

Registro da entrega e fixação das placas são alguns dos aspectos modificados pelo Detran-BA

Por causa da onda de clonagens das placas com padrão Mercosul, vários departamentos de trânsito do Brasil já efetuaram modificações no processo de validação do instrumento. Com o intuito de proporcionar mais segurança, estados como a Bahia, adquiriram mais tecnologia para os seus sistemas de registro das informações sobre as estampadoras e donos de veículos, de acordo com o Uol.

Uma das alterações mais recentes feitas pelo Detran-BA envolveu as estampadoras as quais vão precisar utilizar soluções tecnológicas para validação da entrega e fixação das placas. Além disso, o recebimento de informações do proprietário e do veículo.

Utilizada em outros estados, a nova tecnologia possibilita a conexão dos dados com o sistema do fabricante das chapas “virgens”, credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), ainda segundo o site. 

Como resultado, essas empresas vão precisar comunicar através de sistema integrado a confirmação biométrica facial do instalador que fizer o serviço. A partir da imagem de documento oficial é possível identificar o proprietário do veículo. 

Outra medida do Detran-BA é a validação eletrônica da regularidade do chassi. O órgão alega que o processo possui a garantia via geoposicionamento, o que garante que o emplacamento aconteceu no local autorizado. 

O novo formato ainda possui registro fotográfico da imagem frontal da placa afixada, assim como a identificação do veículo, incorporando dados como modelo e cor da placa traseira de identificação. 

Todas essas medidas visam reduzir a sonegação de impostos e tornar mais acessível o preço para o consumidor, além, sobretudo, de reduzir o número de fraudes. (BNews)

google news