DiCaprio nega ter repassado dinheiro para ONG atacada por Bolsonaro

-Leonardo DiCaprio fala no palco da Fundação que leva seu nome durante evento no Jackson Park Ranch em Santa Rosa, Califórnia - 15/09/2018 (Tommaso Boddi/Getty Images)
Leonardo DiCaprio fala no palco da Fundação que leva seu nome durante evento no Jackson Park Ranch em Santa Rosa, Califórnia - 15/09/2018 (Tommaso Boddi/Getty Images)

As acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ator americano Leonardo DiCaprio não ficaram sem respostas. Nesta sexta-feira, 29, Bolsonaro acusou o astro de Hollywood e ativista ambiental de financiar Organizações Não-Governamentais (ONGs) que teriam colocado fogo na Amazônia. O ator, que é criador de uma fundação e membro da Earth Alliance, negou que tenha repassado dinheiro para a WWF, ONG acusada pelo presidente.

“Embora eles certamente valham a pena apoiar, não financiamos as organizações que estão atualmente sob ataque”, disse DiCaprio em um comunicado publicado pelas agências de notícias. “O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de fazer parte dos grupos que os protegem.” Na nota, ele ainda elogiou “o povo do Brasil que trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural”.

O ONG WWF também disse que não recebeu doações do ator, cuja Fundação Leonardo DiCaprio se concentra em projetos ambientais. A declaração de Bolsonaro, dada na entrada do Palácio do Alvorada, na sexta-feira, correu o mundo. Em conversa com um grupo de eleitores, o presidente dizia que os os incêndios recentes no Pará tiveram motivação criminosa. “Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é?”, questionou. “Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia.”

Diversos veículos questionaram a veracidade do que o presidente disse. O britânico The Guardian chamou o ataque de “acusação espúria”. “O presidente do Brasil não ofereceu provas”, apontou em uma matéria.  O jornal também relembrou que da declaração ocorreu “24 horas depois de Bolsonaro ter feito uma reivindicação igualmente sem fundamento em uma transmissão ao vivo no Facebook”. (Veja)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui