Crises de pangastrite podem ser um pesadelo para aqueles que sofrem com a inflamação. Felizmente, uma boa seleção dos alimentos para o cardápio é uma ótima maneira de evitar o agravamento do quadro inflamatório. A dieta para pangastrite visa facilitar o processo de digestão do indivíduo para reduzir os incômodos provocados pela síndrome. Por isso, trouxemos 5 alimentos indicados para reduzir os efeitos da inflamação no estômago!
O que é pangastrite?
Você sabe o que é pangastrite? Diferentemente de outras síndromes estomacais, a pangastrite atinge toda a parede do estômago e costuma promover dores e desconfortos intensos. Os sintomas mais comuns são azia, enjoo, refluxo, dor de cabeça e mal-estar. É importante consultar um gastroenterologista e também uma nutricionista para entender qual a intensidade de sua síndrome e também descobrir os cuidados necessários de acordo com o seu caso.
Agora, vamos aos alimentos?
1. Banana é uma fruta nutritiva rica em vitaminas A, C e do complexo B
Frutas, verduras e vegetais, no geral, são muito indicados na dieta para pangastrite, pois estimulam o bom funcionamento do sistema digestório. A banana é muito recomendada por ser uma fruta extremamente nutritiva. A presença de fibras, minerais e vitaminas A, C e do complexo B em sua composição também ajudam na regulação do intestino.
Outras opções são maçã, laranja lima e mamão. É preferível consumi-las sem casca para facilitar ainda mais a digestão dos alimentos. Frutas cítricas não são recomendadas para a dieta!
2. Frango é uma proteína menos calórica e com baixo teor de gordura
Quanto mais gorduroso e calórico é um alimento, mais demorado é o processo de digestão. Carnes magras, como frango e peixe, são boas opções para evitar crises estomacais por serem alimentos com baixo teor de gordura. O frango é rico em proteínas, minerais e vitaminas que promovem saúde para o corpo. O mais indicado é consumir a carne grelhada, assada ou cozida e evitar frituras.
Temperos artificiais em excesso também podem estimular o desenvolvimento de uma crise. Por isso, tome cuidado e opte por condimentos, como alho e coentro!
3. Iogurte natural integral é rico em probióticos, proteínas e minerais
No geral, iogurtes são considerados ótimos itens para se incluir na dieta, mas no caso da pangastrite, o ideal é se ater ao consumo da versão natural e integral do alimento. As linhas de iogurte com sabores e pedaços de frutas cristalizadas costumam ser mais calóricas e açucaradas, o que exige maior esforço do estômago e um aumento na liberação de ácido gástrico para a digestão. Isto pode piorar os quadros inflamatórios e gerar ainda mais desconforto.
Adicionar cereais integrais é uma forma de intensificar os benefícios do iogurte. Você pode incluir aveia ou granola. Se desejar, também pode consumir o iogurte junto com frutas fatiadas, como banana e mamão.
4. Mingau de aveia é fonte de energia e diminui colesterol ruim
O mingau de aveia é uma opção energética, nutritiva e saborosa e encaixa muito bem com a dieta de pangastrite. Além de não irritar ainda mais o estômago inflamado, é um alimento que combate a fome, diminui o colesterol ruim do sangue e oferece saúde ao organismo pela presença do cereal. Para preparar a receita, opte por leite de soja, amêndoas ou da própria aveia para evitar o consumo da gordura presente no leite de vaca.
5. Chá de camomila acalma e reduz irritabilidade no estômago
Os chás possuem diversas funcionalidades, mas a grande maioria ajuda a relaxar o organismo e reduzir os níveis de estresse. O chá de camomila reduz os efeitos da irritabilidade da pangastrite no estômago e diminui os incômodos causados pela inflamação. (Conquiste sua Vida)