O governo da Dinamarca anunciou, nesta sexta-feira (7), que pretende proibir o uso de redes sociais por crianças menores de 15 anos. De acordo com a proposta, pais e responsáveis poderão autorizar o acesso a partir dos 13 anos, sob condições específicas.
A iniciativa atende a um pedido da primeira-ministra Mette Frederiksen, que defende a restrição como uma forma de preservar o bem-estar emocional e psicológico dos jovens. A proposta será encaminhada ao Parlamento dinamarquês para aprovação.
A ministra da Digitalização, Caroline Stage Olsen, afirmou que as plataformas digitais “prosperam roubando o tempo, a infância e o bem-estar de nossas crianças, e estamos colocando um fim nisso agora”.
- Lula cria banco nacional para rastrear celulares roubados e amplia programa Celular Seguro
- Centro de Referència de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa atua durante o São João de Santo Antônio de Jesus
- ROCK NO SÃO JOÃO! Palco Alterna SAJ reúne amantes do gênero e mostra a diversidade da festa em S. A. de Jesus
Entre as redes mais utilizadas por crianças no país estão Snapchat, YouTube, Instagram e TikTok. Um levantamento da autoridade de concorrência e consumo da Dinamarca apontou que os jovens passam, em média, 2h40 por dia conectados.
Com a decisão, a Dinamarca segue o exemplo da Austrália, que em 2024 proibiu o uso de redes sociais por menores de 16 anos.





