Diretora da FBF anuncia uso do VAR a partir das semifinais do Baianão de 2024

O atual campeão baiano é o Bahia, que também é o recordista de títulos conquistados com 50, seguido pelo Vitória, com 29 troféus no total

O Campeonato Baiano de 2024 terá uma grande novidade para deixar a disputa em campo mais justa. A diretora de competições da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Taíse Galvão, anunciou que o árbitro de vídeo será usado a partir da semifinal. Desde a edição de 2019, o VAR auxiliava apenas os dois jogos da final.

“Além das finais, o VAR vai contemplar os quatro jogos da semifinal”, revelou em entrevista ao Bahia Notícias.

Taíse Galvão falou de outros benefícios proporcionados pela FBF. Como por exemplo, os custos das equipes de arbitragens que seguirão sendo pagos pela entidade.

“A arbitragem será custeada integralmente pela Federação nos 51 jogos. Nós também vamos aumentar em mais 40% a quantidade de bolas, para que os clubes possam usá-las durante a competição. Fora isso, a gente espera realmente, com os retornos de Jequié e Jacobina, seja ainda mais fortalecido do que foi em 2023 e que os clubes possam apresentar o que a de melhor nos elencos”, afirmou.

A dirigente também comentou um tema que tem gerado discussões nas edições anteriores: o estado dos gramados das praças espotivas. Ela pediu que clubes e municípios cuidem dos estádios que serão utilizados ao longo do Baianão 2024.

“É importante ressaltar que a Federação não administra os estádios. A gente recomenda, enviamos os técnicos da Federação para avaliar após a emissão dos laudos técnicos que são feitos pelos órgãos competentes, que são o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e agora com a nova exigência da nova portaria do Ministério dos Esportes, o laudo de estabilidade estrutural para estádios construídos há mais de cinco anos. Na parte que compete, a Federação recomenda que os estádios sejam preservados justamente para que a competição possa, quando iniciar, apresentar um estádio que não seja tão utilizado ao longo de dezembro para que possa se recuperar. Moramos num estado que realmente o clima é quente e precisamos estar atentos a todos esses fatores, já que a maioria dos estádios é de grama natural. Então, a gente recomenda todo esse cuidado e zelo com o que foi debatido inclusive pela TV. Afinal de contas, esse ano teremos os 51 jogos transmitidos pela TV, uma grande parceira do Campeonato Baiano. E o estádio também é uma forma de mostrar a cidade. Que os clubes, através dos municípios, possam ter esse cuidado e zelo para apresentar o melhor gramado possível”, disse.

O arbitral do Campeonato Baiano foi realizado nesta segunda-feira (30), na sede da FBF, localizada em Lauro de Freitas. O evento reuniu os 10 clubes que vão participar da Série A estadual, que são Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Jequié e Vitória. A bola começa a rolar a partir do dia 14 de janeiro e o encerramento está prevista para 7 de abril.

“É um evento super enriquecedor onde a gente ouvir do filiado e também mostrar um pouco o nosso ponto de vista, que analisamos com bastante antecedência todo o cenário de uma competição que só se inicia no ano que vem e já estamos tratando agora no mês de outubro sobre o que vai acontecer. Foi realmente uma tarde produtiva, onde pudemos mostrar tudo o que idealizamos para a competição e escutar quais são os anseios dos filiados com relação também ao planejamento que eles estão fazendo”, avaliou.

O atual campeão baiano é o Bahia, que também é o recordista de títulos conquistados com 50, seguido pelo Vitória, com 29 troféus no total.

google news