Divulgação do gabarito do Enem será antecipada

Ministro da Educação anuncia nova data ainda nesta semana

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na noite deste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. Originalmente prevista para o dia 20 de novembro, a publicação do gabarito ocorrerá nesta semana, segundo o ministro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data em breve.

De acordo com o cronograma, a divulgação dos resultados finais do Enem 2024 continua prevista para 13 de janeiro de 2025. As provas deste domingo (10) abordaram conteúdos de ciências da natureza e matemática. No domingo anterior (3), os alunos resolveram questões de linguagens e ciências humanas.

Presença e abstenção

No segundo dia de provas, 69,4% dos candidatos compareceram, percentual inferior ao registrado no primeiro dia (73,4%). A taxa de abstenção foi de 30,6%, ligeiramente abaixo da registrada no segundo dia do Enem 2023, que foi de 32%. Mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para o exame deste ano. Além disso, o número de alunos de escolas públicas concluintes do ensino médio cresceu significativamente, passando de 58% em 2023 para 94% neste ano. O ministro destacou o programa “pé-de-meia” como um dos fatores que impulsionaram esse aumento, ao garantir inscrição gratuita para alunos do terceiro ano do ensino médio.

Ocorrências no segundo dia de provas

Em coletiva de imprensa, Camilo Santana informou que não foram registradas ocorrências graves que justificassem o cancelamento das provas em locais de aplicação. Segundo dados do Inep, 1,9 mil candidatos foram eliminados neste domingo (10) por descumprirem regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou sair da sala com o caderno de questões antes do permitido. No primeiro dia de provas, foram 4.999 eliminações. Além disso, emergências médicas e falhas de energia somaram 1.037 ocorrências registradas no segundo dia, enquanto o primeiro dia contou com 689 incidentes.

Solicitação de reaplicação de provas

Os candidatos que perderam as provas do Enem 2024 por motivos de logística ou problemas de saúde previstos no edital poderão solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (11) até o dia 15 de novembro. As novas provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, sem possibilidade de uma segunda reaplicação.

O Enem como porta de entrada para o ensino superior

O Enem é a principal avaliação de desempenho escolar do Brasil ao final do ensino básico e, ao longo de mais de duas décadas, consolidou-se como a principal via de acesso ao ensino superior. Além de ser utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (Prouni), o exame serve como critério para instituições públicas e privadas em seus processos seletivos. O Enem também é aceito em universidades portuguesas conveniadas ao Inep, oferecendo aos estudantes brasileiros uma oportunidade de estudar no exterior.

google news