O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou, nesta segunda-feira (13), à terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para participar da “52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas”, que tem como tema este ano “Proteção Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade”.
Além de ter sido recebido por diversas lideranças indígenas, o petista compareceu ao evento acompanhado pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, e pela presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.
Durante o encontro, Lula também afirmou que o governo pretende criar um programa de produção agrícola para “incentivar a produção indígena na terra”. Assim como planeja legalizar os territórios que já estão com documentos prontos.
“Na medida que os indígenas tenham um incentivo para produzir, produzirão como qualquer pessoa que vive da terra. Vamos voltar para Brasília e conversar com ministros, se temos dinheiro para financiar a agricultura, por que não existe dinheiro para indígenas na plantação?”, disse o presidente. (Metro1)