Em Macapá, no Norte do Brasil, onde ocorre o 1º turno das Eleições Municipais 2020, até às 12h deste domingo (6), nove das 703 urnas eletrônicas disponibilizadas neste pleito foram substituídas. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destas, seis trocas ocorreram ainda na parte da manhã e outras três no início da tarde.
Na capital do Amapá há 292.718 votantes, distribuídos em 703 seções eleitorais. De acordo com o TSE, até a tarde deste domingo não houve ocorrência de voto manual. A medida é prevista no caso de não ser possível substituir a urna eletrônica.
Apesar de tranquilo, o processo de votação naquela cidade registrou três ocorrências policiais relacionadas ao pleito. Em uma delas, logo pela manhã, uma eleitora foi flagrada pela equipe do TRE-AP quebrando o sigilo do voto (“selfie” na urna) e conduzida até a delegacia. De igual forma, também foram conduzidos à delegacia eleitores envolvidos na prática de compra de votos. A quantia de R$ 860 chegou a ser apreendida.
As eleições na capital ocorrem neste domingo após ter sido adiadas por conta do apagão elétrico que acometeu o estado por mais de 20 dias (reveja).