Na tarde desta quinta-feira (22), o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino (PSDB), esteve em entrevista ao Voz da Bahia durante o programa Meio-dia e Meia, e comentou sobre a denúncia do vereador Uberdan Cardoso (PT) que na Câmara de Vereadores, que disse através de documentos sobre a compra de uma grande quantidade de fraldas e medicamentos aos quais não foram entregues ao município e foram atestados como recebidos por dois servidores (reveja aqui). De imediato, os dois que tem cargos comissionados na saúde foram exonerados pelo prefeito: o diretor, Wilian Cerqueira, e o subgerente de farmácia Gilberto Moreira para realizar averiguações (relembre aqui).
Genival explica que conversou com o secretário de saúde, Dr. Leonel Cafezeiro, “o que aconteceu foi sim uma exoneração, mas a título de afastamento, ao qual solicitei para que a apuração dos fatos seja feita de forma isenta e com a transparência que é a marca da nossa gestão. Então, determinamos este afastamento para que eles possam trabalhar em sua defesa e possam expor aquilo que realmente aconteceu”, explica.
Deolino relata ainda que os servidores têm o direito do princípio da administração pública, o direito ao contraditório e a ampla defesa, “não cabendo a nós o julgamento antes que uma investigação minuciosa seja concluída. Tivemos que afastá-los, mas está acontecendo uma investigação para averiguarmos se essa denúncia tem fundamento. Estamos fazendo auditorias, e órgãos externos também, para que possamos verificar o que realmente aconteceu. Afastamos os servidores, mas é claro que eles têm direto ao contraditório”, diz.
Genival contou ao Voz da Bahia que sempre conversou com o secretário de saúde, Dr. Leonel, mas que nesta denúncia, ambos foram pegos de surpresa, “tem uma diretoria que responde pela pasta, então nos tomamos essa decisão em conjunto para que estes servidores possam realmente se defender e possamos apurar com total isenção este fato”, conta.
O prefeito explica que a decisão tomada aconteceu por conta dos servidores serem comissionados, “se eles fossem efetivos poderíamos fazer o afastamento para a averiguação, como eles são comissionados não há essa possibilidade. Eles foram exonerados e quem sabe lá na frente, a depender dos resultados, possamos sim, reintegrá-los no quadro de funcionários da prefeitura. As pessoas confundem. Os funcionários comissionados são pessoas de confiança e os efetivos, esses que deveriam ser afastados para averiguação e depois do resultado retornar a função ou não. De forma nenhuma quero condenar esses dois servidores públicos”, aponta.
POSSÍVEIS OUTRAS FRAUDES NA SECRETARIA?
O gestor garante que irá, sim, investigar outras situações, mas que não pode dizer se existem ou não outras fraudes na secretaria, “vamos, sim, aprofundar mais a auditoria vai avaliar de forma geral. Não só estes itens, mas outros também serão avaliados pela nossa auditoria”, diz.
LEONEL CONTINUA OU SAI DA ADMINISTRAÇÃO?
O prefeito fala que o secretário Dr. Leonel deve continuar sempre em seu cargo, a não ser que o mesmo não queira, “todos que conhecem Leonel sabem da lisura que ele tem. É uma pessoa honesta, direita e que tem tudo que uma administração pública precisa. Leonel tem minha confiança e esse caso nos vamos apurar, mas tenho certeza que ele não compactua de modo algum com qualquer desvio na administração pública e principalmente na saúde. Acredito que isso é coisa séria, recurso público temos que administrar com muita lisura, com muita honestidade e com Leonel não é diferente. Se houve algum desvio, são milhares de funcionários e servidores e você não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas podemos apurar e, quando houver qualquer denúncia, apurar e punir aquelas pessoas que erraram”, conta.
JÁ EXISTEM SUBSTITUTOS PARA ESTES FUNCIONÁRIOS EXONERADOS?
Sobre a existência de pessoas para substituir os dois funcionários da secretaria de saúde exonerados, Genival diz serem especulações, “por enquanto estamos transferindo interinamente funcionários efetivos e comissionados para ocupar estes cargos e vamos pensar muito bem nas pessoas para ocupar estes cargos. Por enquanto, não tem nada definido, não pensei em ninguém. Estamos deslocando dois servidores para assumir estas duas páginas e vamos ver o que vai acontecer”, finaliza.