Em S. A. de Jesus o PT e PSL estão juntos; veja mais coligações ideologicamente diferentes que se aliam no interior da BA

-
Em alguns municípios, o eleitor encontrará, nas urnas, chapas de siglas adversárias nacionalmente Foto: Fabiane de Paula

Em 2018, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se elegeu num contexto em que o antipetismo estava aflorado no país. Por conta disto, PSL – seu antigo partido – e PT se colocaram em polos diametralmente opostos, construindo uma das mais acirradas disputas ideológicas dos últimos anos. No entanto, na Bahia, as duas siglas fizeram coligações em duas cidades: Santo Antônio de Jesus, no recôncavo, e Cocos, na Bacia do Rio Corrente. Mas não para por aí. Um levantamento feito pelo Bahia Notícias mostra que legendas tradicionalmente rivais se apoiam em diversos municípios baianos.

No caso de Santo Antônio, PSL e PT apoiam o atual prefeito, Rogério Andrade (PSD), que tenta a reeleição. Eles compõem um arco de aliança que conta com PTB, MDB, Podemos, PL, PSD, Avante, Pros e PCdoB – este último também em campo oposto ao do ex-presidente da República. A executiva nacional PTB, cujo presidente nacional é Roberto Jefferson, também sinalizou que não apoiaria o PT em lugar nenhum. Não é o caso de Santo Antônio.

Em Cocos, o candidato Dr. Marcelo (PL) também conta com o apoio dos rivais. Além disso, o apoiam SD, PSD e PSB.

A aliança PSL e PT, contudo, não é a única que, no cenário político mais provável, parece impossível. PSB e PSL, por exemplo, estão coligados com candidatos ao Executivo em 11 cidades baianas. O PCdoB, por sua vez, é aliado do ex-partido de Bolsonaro em nove municípios do estado.

Ainda há coligações em seis cidades entre o PT e o PRTB, sigla do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. 

Se o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto, levantaram a possibilidade de uma aliança entre PT e DEM em 2022 para derrotar Bolsonaro, na Bahia já há coligações entre as duas legendas em 19 municípios. Os democratas ainda são aliados de partidos como PSB e PCdoB em outros locais.

JUSTIFICATIVAS

Apesar das alianças registradas no TSE, o p presidente estadual do PT, Éden Valadares, afirmou que o partido não faz coligações com “bolsonaristas”. “O PT Bahia tem resolução clara sobre a política de alianças, aprovada em nosso Congresso e reiterada pela Executiva e Diretório Estadual. Nós não admitiremos acordos com bolsonaristas e seu aliado na Bahia, ACM Neto”, criticou.

Por conta da agenda eleitoral, a presidente do PSL no estado, Dayane Pimentel, não atendeu aos chamados da reportagem. Contudo, a assessoria da dirigente enviou ao BN uma nota do presidente do partido em Santo Antônio de Jesus, Ideval Kléber, que afirmou que não possui nenhuma relação com PT e PCdoB. “Joio e trigo não se misturam, nem água e óleo”, afirmou.

“Respeito a livre manifestação de quaisquer líderes partidários, mas o PSL não caminhará junto com eles. Cada qual ficará em seu lugar. Sequer tenho amizade com os dirigentes desses dois partidos fora da esfera política”, acrescentou, sem negar a permanência no arco de alianças de Rogério Andrade na cidade.

Presidente estadual do DEM, Paulo Azi não atendeu às ligações do BN até a publicação desta matéria.

Confira abaixo a lista completa de coligações improváveis:

PT + PSL:

Santo Antonio de Jesus
Cocos

PSB + PSL:

Brumado
Canavieiras
Cocos
Eunápolis
Ibirataia
Ichu
Ilhéus
Itajuípe
Jeremoabo
Morro Do Chapéu
Santo Antônio De Jesus

PCDOB + PSL:

Brumado
Ibirataia
Ichu
Itajuípe
Jeremoabo
Riacho de Santana
Santo Antônio de Jesus
Saúde
Teixeira De Freitas

PT + DEM:

Angical
Belmonte
Caetanos
Cândido Sales
Castro Alves
Érico Cardoso
Formosa do Rio Preto
Ibipitanga
Ibirapitanga
Iramaia
Itabela
Jequié
Lajedão
Rio do Antônio
Santaluz
Santanópolis
São Desidério
Tapiramutá
Una

PSB + DEM:

Acajutiba
Água Fria
Aramari
Baixa Grande
Barro Alto
Canarana
Canudos
Cícero Dantas
Conde
Cristópolis
Euclides da Cunha
Eunápolis
Gandu
Guaratinga
Ibirataia
Ichu
Iramaia
Itabela
Itacaré
Itajuípe
Jaborandi
Jeremoabo
Macaúbas
Paramirim
Pindobaçu
Piritiba
Poções
Santaluz
Santo Amaro
Seabra
Sebastião Laranjeiras
Serra Preta
Souto Soares
Una
Valença
Wenceslau Guimarães

PCDOB + DEM:

Adustina
Aramari
Belmonte
Boa Nova
Caetanos
Cordeiros
Euclides da Cunha
Ibirapitanga
Ibirataia
Ichu
Itaeté
Itajuípe
Itaparica
Ituberá
Jaguaquara
Jeremoabo
Madre de Deus
Milagres
Mirante
Nova Fátima
Paramirim
Paulo Afonso
Pilão Arcado
Piritiba
Planaltino
Riacho de Santana
Ribeira do Pombal
Santa Inês
Santaluz
Seabra
Souto Soares
Tanhaçu
Valença
Vera Cruz

PT + PRTB:

Itamaraju
Lauro de Freitas
Luís Eduardo Magalhães
Ruy Barbosa
Santo Amaro
Sento Sé

por Fernando Duarte / Matheus Caldas – Bahia Notícias