Nos seis primeiros meses de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu prioridade à viagens a região Nordeste do país e supostamente evitou localidades conhecidas pela presença do bolsonarismo. O levantamento, realizado pelo jornal Estado de S.Paulo, foi divulgado neste domingo (9).
Desde que assumiu a presidência, Lula visitou o Nordeste 11 vezes e, em cinco destas viagens, ele desembarcou na Bahia. A segunda região com mais viagens é o Sudeste, com nove passagens do presidente, e a terceira é o Norte, com cinco visitas.
Já na região Sul, Lula viajou três vezes, nenhuma delas para Santa Catarina, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) angariou 69,27% dos votos. No caso Centro-Oeste, em que Bolsonaro também havia recebido o voto da maioria, o petista realizou apenas uma viagem.
Em nota, a assessoria da Presidência negou uma preferência pelo Nordeste e afirmou que Lula planeja cumprir compromissos da agenda oficial em todos os Estados. Sobre o Centro-Oeste, a equipe do presidente disse que ele tinha planos de ir ao município de Rio Verde, em Goiânia para inauguração da Ferrovia Norte-Sul, mas a viagem não ocorreu devido uma neblina. (Metro1)