Entenda como será a posse de Jerônimo neste domingo; futuro governador chega à AL-BA às 7h30

No momento da chegada, o governador eleito será recebido pelo presidente da AL-BA, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD).

Foto: Divulgação

A sessão solene de posse de Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB), nos cargos de governador e vice-governador do Estado da Bahia, respectivamente, acontece na manhã deste domingo (1), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O futuro chefe do executivo deve chegar na Casa às 7h30, acompanhado da próxima primeira-dama, a professora Tatiana Velloso.

No momento da chegada, o governador eleito será recebido pelo presidente da AL-BA, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD).

O início da sessão solene acontecerá no plenário da Assembleia e está programado para às 8h, com participação de outras autoridades, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Castelo Branco, e da procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti. A abertura da cerimônia caberá a Adolfo Menezes, que designará uma comissão de deputados para conduzir o governador e o vice-governador ao Plenário.

Após a execução do Hino Nacional pela banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar, o presidente da AL-BA convidará Jerônimo Rodrigues a proferir a leitura do Compromisso Constitucional (juramento). Na sequência, fará o mesmo procedimento com Geraldo Júnior. Em seguida, Adolfo convidará o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado estadual Júnior Muniz (PT), para ler o Termo de Posse e a declaração de bens do Governador, que serão assinados por Jerônimo Rodrigues. Neste momento, ele será declarado empossado pelo presidente da Alba. O rito se repetirá com o vice-governador.

Já empossado, Jerônimo Rodrigues fará seu primeiro discurso como governador da Bahia no plenário da Assembleia Legislativa. A cerimônia será concluída com a execução do Hino da Bahia e terá transmissão ao vivo pela TV Alba e pelo canal do Governo no Youtube (clique aqui).

PASSAGEM EM REVISTA

Após a sessão solene dentro do plenário da Assembleia, o governador Jerônimo Rodrigues será conduzido à área externa da Assembleia Legislativa, onde passará em revista à tropa, composta por cadetes e integrantes da banda de música Maestro Wanderley, que desfilarão prestando continência ao governador empossado.

TRANSMISSÃO DE CARGO

O ato seguinte à sessão solene será a transmissão do cargo de Rui Costa (PT) para o já empossado Jerônimo Rodrigues. O evento ocorrerá em uma grande tenda climatizada instalada na área verde da Assembleia Legislativa. O ato também terá transmissão ao vivo pela TV Alba e pelo YouTube do Governo da Bahia e contará com a presença de senadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, representações de movimentos sociais, do setor produtivo e dos mais diversos segmentos da sociedade civil.

Nesta segunda cerimônia, Rui Costa fará um pronunciamento ao público presente antes de assinar o Termo de Transmissão de Cargo de Governador do Estado junto com o governador Jerônimo Rodrigues, que também discursará. A execução do Hino oficial da Bahia encerrará o evento, que deve ser concluído às 11h.

Após o encerramento das tratativas, Rui e Jerônimo seguirão para Brasília para acompanhar a posse do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O atual governador da Bahia, inclusive, será oficializado como ministro-chefe da Casa Civil.

POSSE DOS SECRETÁRIOS

Os secretários de Estado serão empossados pelo governador Jerônimo Rodrigues apenas no dia 3 de janeiro, na mesma tenda onde ocorrerá a cerimônia de transmissão de cargo, na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. (BN)

google news