O monumento em homenagem à ex-vereadora contará com um aparato de segurança contra possíveis atos de vandalismo
O Instituto Marielle Franco inaugura, nesta quarta-feira (27), uma estátua em tamanho real da ex-vereadora, assassinada em março de 2018, no Rio de Janeiro. A obra de 1,75m de altura está localizada na Praça Mário Lago, no centro da capital carioca. O local era onde Marielle ia tradicionalmente, toda sexta-feira, para prestar contas para a população sobre sua atuação enquanto vereadora.
De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o monumento em homenagem à vereadora contará com um aparato de segurança contra possíveis atos de vandalismo. Guardas municipais irão fazer a vigilância da peça em bronze até o momento de sua inauguração.
A estátua de Marielle foi construída com doações de 600 pessoas, tem tamanho real de 1,75 e foi instalada em cima de um caixote semelhante ao que a parlamentar usava para fazer discursos.
A imagem mostra a vereadora com o punho esquerdo erguido para o alto, um gesto histórico que representa a luta do movimento negro. Marielle foi retratada sorrindo, como aparece em grande parte de suas fotos e vídeos.
“Vamos celebrar e erguer homenagens a quem dedicou sua vida para defender um mundo mais justo e para lutar pelos direitos de todas as pessoas”, diz nota do Instituto Marielle Franco sobre a inauguração. “Defender a memória de Marielle e de mulheres negras é gerar referências para as novas gerações e lutar por justiça e reparação”.
A estátua foi esculpida pelo artista Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier. (bahia.ba)
Veja mais notícias no vozdabahia.com.br e siga o site no Google Notícias