EUA: Luigi Mangione, acusado de matar ex-CEO da UnitedHealthcare se declara inocente

Promotoria pede pena de morte; defesa alega motivação política

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Luigi Mangione, de 26 anos, se declarou inocente nesta sexta-feira (25) pela morte de Brian Thompson, ex-CEO da UnitedHealthcare, ocorrida em dezembro passado em frente a um hotel em Manhattan, durante uma conferência da empresa. O crime, que gerou uma caçada de cinco dias, repercutiu em todo o país.

Na quinta-feira (24), promotores anunciaram que vão pedir a pena de morte, argumentando que Mangione representa “perigo futuro” por ter manifestado intenção de atacar a indústria de seguros de saúde.

Apesar da gravidade da acusação, parte da população vê o réu como símbolo de protesto contra os altos custos médicos e o poder das seguradoras.

A defesa, por sua vez, afirma que o pedido de pena capital, feito pela procuradora-geral Pam Bondi em 1º de abril, é político e fere protocolos federais. Caso condenado, a decisão sobre a pena será tomada por um júri, de forma unânime.

google news