Filme de animação baiano “Jimú e o Universo Ancestral” será lançado em Itaparica

O filme de animação “Jimu e o Universo Ancestral”, curta-metragem infantil sobre uma criança em uma viagem mágica pela Ilha de Itaparica, na Bahia. O lançamento será realizada no próximo dia 5 de maio, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. 

Inspirado na obra literária “Jimú – Memória das Águas”, da escritora e artista visual Aislane Nobre, o filme narra as aventuras de Jimú, uma menina esperta e gulosa, e sua irmã Nira. O curta-metragem, que tem a produção da Mirabolantes Studios, traz a infância entrelaçada com os mistérios da ancestralidade. O curta-metragem conta com libras, audiodescrição e legenda em inglês.

Ao receber um chamado ancestral ligado ao culto Egungun, Jimú se vê envolvida em desafios que transcendem sua compreensão infantil, temas profundos como a espiritualidade, a passagem para a vida adulta e o significado da morte. Jimú e o Universo Ancestral é uma crônica infantil sobre amor, respeito e os novos significados da existência.

O curta é uma fusão de duas histórias presentes no livro “Jimú – Memória das Águas” e resume a essência de toda a narrativa: revelar a profunda conexão ancestral de Jimú e a transformação dela numa mulher forte, sensível e enraizada. “Essa é uma obra que nasce do afeto, da memória e da força de uma herança espiritual viva. Quando escrevi Jimú: Memória das Águas, nunca imaginei que um dia veria essa história ganhar vida em forma de animação”, pontua Aislane Nobre. 

Nascida na Ilha de Itaparica, Aislane é uma artista visual, escritora e candomblecista, cujas obras são profundamente influenciadas pela espiritualidade e tradição afro-brasileira. Atualmente realiza seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFBA). Em sua atual pesquisa, intitulada “Ewás, uma poética da transformação: cor da pele e afetividade de uma família inter-racial no processo criativo contemporâneo”, investiga questões de cor e afetividade, utilizando como base a cosmovisão Yorubá.

Serviço
O quê: Jimú e o Universo Ancestral – um filme animação de Aislane Nobre
Quando: 05 de maio, às 15h30
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr, em Itaparica
Entrada: Gratuita

google news