Forrozeiros do Vale do Jiquiriçá se mobilizam para garantir espaço no São João

Artistas reivindicam manutenção do forró nas grades de programação dos festejos juninos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã deste domingo (09), a Casa da Cultura do Vale do Jiquiriçá, em Mutuípe, foi palco de uma reunião organizada pelo movimento Forrozeiros Autênticos do Vale Território de Identidade. O encontro teve como principal objetivo discutir a preservação do forró nos festejos juninos da região.

Os participantes destacaram que o tradicional ritmo nordestino enfrenta ameaças devido à crescente presença de atrações de outros gêneros musicais. Além de sensibilizar os prefeitos sobre a importância da valorização do forró, o grupo também tem busca defender que produtores de eventos assumam a responsabilidade de garantir um São João autêntico, evitando a comercialização de grades de programação pré-definidas sem espaço para artistas forrozeiros.

O movimento pretende, por meio do Consórcio do Vale do Jiquiriçá (CONVALE), apresentar uma proposta aos gestores municipais para facilitar a contratação de artistas regionais e democratizar o acesso ao palco junino.

Entre os participantes da mobilização estavam os forrozeiros Ednaldo Santana, Didhil Pereira, Valney José, Gilton Della Cella, João Pinheiro, Piu X, Jorge Café, Célia Mares e Jânio Santana.

google news