Intensidade do vento trará transtornos na capital
A passagem rápida de uma frente fria pelo litoral baiano vai aumentar a intensidade dos ventos e provocar uma mudança nas condições do tempo a partir desta terça-feira, 30 de agosto, incluindo Salvador. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão é de que o tempo fique encoberto durante todo o dia com aumento das chances de chuva. A temperatura pode variar entre 20º e 24º e os ventos estão previstos para fracos e moderados.
“Existe uma frente fria na altura da região Sudeste e ela está se deslocando para o oceano, não vai ficar sobre todo o litoral, mas teremos esta influência principalmente com a intensificação dos ventos em toda a costa, desde o litoral Sul até o Norte, inclusive chegando a Salvador, por isso estamos colocando em nosso portal inclusive para o estado de ‘atenção’. O tempo vai ficar chuvoso, mas não há previsão de ser em grandes volumes”, informa Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.
De acordo com o boletim meteorológico Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), além da previsão de chuvas fracas e moderadas, ocorrerão rajadas de ventos, que podem causar alguns transtornos, como casos de alagamentos, deslizamentos e quedas de galhos e de árvores. A condição climática deverá permanecer até amanhã, quarta-feira (31).
Outra alteração no tempo é a da tábua da maré, que suspendeu a travessia Salvador/Mar Grande por mais de duas horas, ontem, segunda-feira, 29. Com a lua na fase nova e o alinhamento da Terra, sol e lua, a chamada “maré sizígia” tende a permanecer por um tempo prolongado. Desde o último sábado (27), os embarques pela lancha têm passado por suspensão, por causa disso.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real pelo link: www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins. Para quem reside em áreas de riscos Salvador são emitidos alertas por SMS para que as pessoas não sejam pego de surpresa. Também é importante enviar um SMS com o número do CEP para 40199 para receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito. (Trbn)