O uso de garrafinhas de água reutilizáveis se tornou cada vez mais popular, incentivando hábitos de hidratação saudável. No entanto, a falta de higienização adequada desse item pode transformá-lo em um risco à saúde, favorecendo a proliferação de bactérias e aumentando a chance de contrair doenças.
De acordo com uma pesquisa da Water Filter Guru, garrafinhas reutilizáveis apresentam, em média, 40 mil vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. O acúmulo de resíduos e sujeira, aliado aos ambientes onde as garrafas são armazenadas, pode potencializar a contaminação.
Para garantir um uso seguro, é fundamental higienizar as garrafinhas logo após o uso, focando na limpeza tanto do interior quanto do bocal e das áreas de rosca, locais onde a sujeira tende a se acumular. Recomenda-se lavar com água e sabão neutro e, para uma desinfecção mais eficaz, utilizar água fervente.
Além disso, o infectologista alerta para outras práticas que podem causar contaminação, como apoiar talheres em superfícies não higienizadas e levar as mãos sujas à boca.