Glicomax: Aparelho não regulamentado para medir glicose continua a ser anunciado na internet

Mesmo sem registro na Anvisa, equipamento segue em venda online

Foto: Reprodução

Apesar de diversas denúncias de consumidores que não receberam o produto e do esclarecimento da Anvisa de que não há registro ou notificação sobre a existência do dispositivo, o Glicomax, suposto aparelho que monitora os níveis de glicose sem a necessidade de furar o dedo, segue sendo amplamente divulgado na internet.

O Glicomax é anunciado com promessas de frete grátis, alegando ser fabricado pela Siemens e utilizando a identidade visual do Mercado Livre. Além disso, vídeos falsificados, manipulados com o uso de Inteligência Artificial, mostram figuras públicas como o médico Drauzio Varella e o apresentador Ratinho indicando o uso do aparelho. No entanto, segundo relatos de compradores no site ReclameAqui, o dispositivo nunca é entregue.

O Glicomax promete medir a glicose a laser, semelhante a um oxímetro, com uma suposta eficácia de 99%. Essa situação gerou alerta na comunidade médica e na Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que emitiu um comunicado avisando sobre a importância da validação técnica de dispositivos medidores de glicose, algo que parece não ocorrer com esse produto.

De acordo com a Anvisa, o Glicomax não possui registro nem notificação em sua base de dados, o que indica que, se o dispositivo realmente existe, ele não foi submetido aos testes de segurança exigidos pela agência e sua comercialização no Brasil é ilegal.

google news