O goleiro Rodolfo, do Doce Mel, foi alvo de racismo durante a partida contra o Vitória, na noite desta quinta-feira (26). O jogo aconteceu no Barradão e foi válido pela quarta rodada do Campeonato Baiano.
“Seu macaco, v*”, gritou um torcedor nas arquibancadas ao arqueiro.
A injúria racial aconteceu aos 32 minutos do primeiro tempo. Rodolfo havia caído no gramado e era levantado pelo árbitro Wagner Francisco de Souza. Nesse momento, muitos torcedores xingavam o goleiro de forma homofóbica, enquanto um deles chamou o arqueiro de macaco. O áudio foi captado pela transmissão da partida feita pela TVE Bahia.
No último dia 12 de janeiro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.532, de 2023, que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo. Além dessa mudança, a pena foi aumentada de dois para cinco anos de reclusão.
Em campo, o Doce Mel acabou derrotado pelo Vitória por 3 a 0, com gols marcados no segundo tempo, e segue na lanterna da tabela de classificação do estadual com apenas um ponto conquistado. Já o Leão, deixou a zona de rebaixamento ao somar quatro e subir para a oitava colocação, empurrando o Bahia de Feira para a nona posição. No próximo domingo (29), o time de Ipiaú visita o Barcelona de Ilhéus, no Mário Pessoa, às 18h, pela quinta rodada. Um pouco mais cedo, às 16h, o Rubro-Negro faz o clássico Ba-Vi contra o rival Bahia, na Arena Fonte Nova. (BN)