Golpe do IPVA 2025: Criminosos usam links falsos para roubar dados e dinheiro de motoristas

Cibercriminosos simulam desconto no imposto e utilizam QR Code para receber pagamento de vítimas

Criminosos estão aplicando golpes relacionados ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025, por meio de links falsos enviados em mensagens SMS.

A empresa de segurança digital Kaspersky identificou ao menos 15 domínios utilizados para simular sites fraudulentos, oferecendo descontos de até 45% no pagamento do imposto.

O golpe começa com o envio de uma mensagem oferecendo vantagens no pagamento do IPVA. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para um site que simula uma consulta do veículo, onde é solicitado o número da placa.

O site então exibe os dados do veículo e pede o CPF da vítima, alegando que seria necessário para regularizar a dívida. Na realidade, os criminosos utilizam essas informações para futuros golpes.

Ao final da falsa negociação, o site oferece a opção de pagamento via QR Code do Pix, transferindo o dinheiro diretamente para a conta dos golpistas. De acordo com a Kaspersky, o uso do Pix dificulta o rastreamento e a recuperação dos valores transferidos.

É importante que os motoristas fiquem atentos a mensagens suspeitas e evitem clicar em links desconhecidos. O IPVA é um imposto anual, e o não pagamento pode resultar em multa.

google news