O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) emitiu um alerta nesta sexta-feira (21) sobre a presença de azeites de oliva fraudados no mercado. De acordo com a pasta, análises físico-químicas identificaram a presença de óleos vegetais na composição dos produtos, desrespeitando as normas de qualidade vigentes.
A fiscalização, conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), apontou irregularidades nas marcas Doma e Azapa, que foram oficialmente desclassificadas. Com isso, um total de 30.990 litros de azeite impróprio para consumo foi recolhido.
A venda desses produtos é considerada uma infração, e os estabelecimentos que continuarem a comercializá-los poderão ser penalizados. O Ministério da Agricultura reforça que os consumidores que adquiriram essas marcas devem substituí-las, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.
A inspeção foi realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) e coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), garantindo que os padrões de qualidade do azeite de oliva sejam cumpridos no Brasil.