O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) a quitação de uma dívida de quase R$ 40 milhões referente ao fornecimento de energia elétrica do Sistema Itaparica. O débito foi saldado por meio da liberação de orçamento destinado a projetos públicos de irrigação social.
Criado na década de 1990 pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o Sistema Itaparica abriga milhares de famílias reassentadas após a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, localizada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. A estrutura atende comunidades em municípios de Pernambuco (Belém do São Francisco, Floresta, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia) e da Bahia (Abaré e Curaçá).
Nos últimos anos, o acúmulo da dívida causou apreensão entre irrigantes e moradores da região, devido à ameaça de interrupção no fornecimento de energia. Sem energia elétrica, as bombas que transportam água para irrigação e consumo humano deixariam de funcionar, impactando cerca de 60 mil pessoas. Diversos protestos foram realizados para cobrar providências urgentes.
A situação foi tema de reunião em setembro de 2024, em Petrolina (PE), que contou com representantes do governo federal, do governo estadual, da Codevasf e de moradores dos perímetros irrigados. O encontro, promovido pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais, buscou soluções para o abastecimento hídrico da região.
Com o pagamento da dívida, o governo espera garantir estabilidade ao sistema e segurança hídrica para os produtores e moradores beneficiados pelo projeto.