Governo Lula estuda dar incentivo a estados que adotarem câmeras em policiais

Recursos seriam viabilizados por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda medidas para ampliar o uso de câmeras pelas polícias, com vistas na redução da letalidade policial.

De acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, o Ministério da Justiça (MJ) avalia dar incentivos financeiros a estados que adotarem ou ampliarem o uso do equipamento nas fardas dos agentes de segurança.

Segundo a publicação, o estímulo se daria por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), criado em 2001 para apoiar projetos de segurança pública.

Atualmente, o conselho do FNSP prioriza repasses a estados que se comprometem a reduzir a violência policial, qualificar os agentes e apontar soluções de segurança. A ideia estudada pelo governo é incluir na lista também o uso das câmeras nas abordagens policiais.

Conforme apurou a coluna, as secretarias de Segurança Pública e de Acesso à Justiça, vinculadas ao MJ, são as responsáveis pela condução dos estudos. É uma ambição do ministério comandado por Flávio Dino (PSB) ainda promover melhorias na gestão do FNSP e acelerar a liberação de recursos aos estados. (ba)

google news