Desde sua posse na última segunda-feira (20), o governo de Donald Trump tem adotado medidas rigorosas para combater a imigração ilegal nos Estados Unidos.
Nesta quinta-feira (23), Benjamin Huffman, secretário interino do Departamento de Segurança Interna, anunciou uma nova ação que concede às agências do Departamento de Justiça a autoridade para investigar e prender imigrantes sem documentação no país.
As agências envolvidas incluem o FBI, a Drug Enforcement Administration (DEA), o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), o Serviço de Delegados dos Estados Unidos e o Escritório Federal de Prisões (BOP).
Em um comunicado à imprensa, o Departamento de Justiça afirmou: “A ação de hoje capacita os agentes da lei a ajudar a identificar e apreender estrangeiros que entraram ilegalmente em nosso país.”
Além disso, o governo de Trump assinou um memorando que autoriza a expulsão de mais de um milhão de imigrantes dos Estados Unidos, uma medida que segue a linha de endurecimento da política migratória, especialmente após o governo de seu antecessor, Joe Biden, ter permitido a entrada de algumas pessoas no país por meio de dois programas específicos.