Hackers continuam invadindo Instagram e dando golpes em S. A. de Jesus; médicos são os principais alvos

Todo mundo conhece o golpe em que ligam para a casa de uma pessoa e dizem ser um parente ou conhecido precisando de dinheiro. Com o tempo, a armadilha evoluiu para o WhatsApp: supostas mensagens de amigos que “trocaram de número” são enviadas junto com um pedido de empréstimo.

Agora, o golpe mais recente vem pelo Instagram. Golpistas invadem perfis e, nos stories, anunciam produtos à venda ou investimentos milagrosos. Em casos extremos, a armadilha é tão bem feita que criminosos usam manipulação de imagens para postar vídeos falsos daquela vítima pedindo dinheiro ou anunciando algo.

Um dos mais conhecidos ginecologistas de Santo Antônio de Jesus, o médico Dr. Cristóvão Andrade teve a conta pessoal do Instagram invadida por hackers (reveja aqui), ele contou ao Voz da Bahia que o fato ocorreu no final da tarde de terça-feira (12/01), “pacientes me ligavam perguntando se estava vendendo eletrodomésticos e imóveis através do meu perfil do Instagram, até pela forma inusitada meus amigos perceberam que se tratava de um golpe. Logo em seguida espalhei uma mensagem sobre o ocorrido”, expôs.

Dr. Cristóvão ainda revela que mais dois colegas da cidade também passaram por essa mesma ação de hackers que penetraram em suas contas, “uma dentista e uma endocrinologista me contaram que tiveram seus perfis hackeados, a dentista disse que houve um prejuízo, segundo ela, de mais de R$ 10 reais de pessoas próximas”, declara.

O médico diz a reportagem do Voz da Bahia não saber como eles conseguiram adentrar sua página, “esse cidadão que ocupou, mudou o meu e-mail e o meu telefone, tive uma dificuldade grande de acessar a conta para redefinir a senha. Fiz um contato com um colega de Salvador que me indicou um rapaz que me ajudou a recuperar a minha conta e graças a Deus, tive o conhecimento que ninguém fez nenhum depósito. Na verdade, o hacker ofereceu, eletrodomésticos, celulares com um preço bem aquém e, nessa altura internautas são seduzidos pelos preços baixos e fazem Pix na conta sem saber que é um golpe”, emitiu.

Outra vítima dos golpistas foi a médica gastroenterologista Drª Vilma Reis que também teve sua conta do Instagram invadida. Ela divulgou o ocorrido através de um vídeo nas redes sociais, e pediu que as pessoas ficassem atentas e não entrassem em links desconhecidos.

Uma dentista também foi alvo do crime e disse que alguns amigos chegaram a realizar a suposta compra e que, o valor roubado pelos criminosos chegavam a R$ 10 mil reais.

Vale ressaltar, que a maioria dos perfis hackeados em Santo Antônio de Jesus foram de profissionais da saúde.