O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), confirmou, nesta terça-feira (29), que o Projeto de Lei Orçamentário Anual de 2024 vai prever um déficit primário zero. Segundo ele, a peça orçamentária já foi concluída, antes mesmo da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Cúpula do Brics, e tem que ser enviada até a próxima quinta-feira (31).
“O Orçamento vai equilibrado, nem teria tempo de mudar o Orçamento, que está pronto há mais de 15 dias. No dia 31 [quinta-feira], a gente apresenta os parâmetros, os dados e as medidas fiscais já fechados com o Planejamento”, disse. “Equilibrado significa que as receitas primárias são iguais às despesas primárias”, afirmou.
Segundo a Folha de S.Paulo, integrantes do próprio governo, como a ministra do Planejamento Simonet Tebet (MDB), notam esse plano utópico. Na base de cálculo dela, seria necessário um corte de R$130 bilhões em despesas para chegar neste resultados. A opinião foi levantada por ela durante reunião com presença de Haddad, do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e da ministra da Gestão, Esther Dweck. (metro1)