Homem morre nos EUA por doença rara transmitida por mosquito

Richard Pawulski, de 49 anos, contraiu encefalite equina oriental e lutou por cinco anos contra complicações graves

Foto: Reprodução

Richard Pawulski, de 49 anos, faleceu no último dia 14 de outubro nos Estados Unidos, após anos de luta contra a encefalite equina oriental, uma doença rara transmitida por mosquitos. Pawulski foi picado em 2019 enquanto cuidava do jardim de sua casa em Colchester, no estado de Connecticut.

Apesar de ter sido o único sobrevivente inicial da enfermidade em seu estado, sua saúde se deteriorou gravemente ao longo dos anos.

A encefalite equina oriental é uma doença grave que ataca o cérebro, levando a uma rápida deterioração física e, em casos raros, a deficiência para o resto da vida, caso o paciente sobreviva. Após a picada, Richard desenvolveu uma série de complicações, como infecção bacteriana no coração, danos hepáticos e lesões cerebrais.

Um dia após a picada, Richard começou a sentir fortes dores de cabeça e vômitos, necessitando de uma cirurgia de emergência para aliviar o inchaço cerebral. No entanto, ele entrou em coma por dois meses devido a complicações da cirurgia.

Ao longo dos anos, Richard enfrentou múltiplas internações e uma série de doenças graves, como pneumonia e convulsões, que se agravaram com sua condição hepática e renal. Ele havia vencido a batalha contra o câncer e convivia com diabetes, o que o fez evitar álcool e cigarro, sendo bastante cuidadoso com sua saúde.

Mesmo com o suporte de vida e momentos de melhora, como quando saiu do coma e voltou a falar, Richard não resistiu às complicações da doença e faleceu cinco anos após a picada.

google news