Um motociclista que trabalha com entrega de documentos foi agredido com cotoveladas, socos e rasteiras por policiais militares durante uma abordagem no bairro Jardim Veloso, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. A ação truculenta aconteceu no último dia 15, mas imagens gravadas por um morador do local passaram a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (23).
A vítima, que é um homem negro, foi obrigado a descer do veículo. Ele tirou o capacete e manteve as mãos para o alto ou para trás, sem esboçar qualquer reação durante toda a ação. A pedido dos agentes, o jovem mostra os documentos e tira algumas notas de dinheiro do bolso. Nas imagens, o policial pega a quantia e não a devolve. Os agentes não usavam câmeras corporais durante a abordagem.
A Polícia Militar (PM) de São Paulo informou ter tomado ciência das imagens e iniciado “procedimento para apurar a conduta dos agentes”, cujos rostos são visíveis na cena registrada.
À Revista Forum, o ouvidor da Polícia de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, afirmou que a ação dos PMs foi autoritária e a conduta, truculenta. Ele também vai solicitar à Corregedoria da Polícia Militar uma apuração para saber se faltam câmeras corporais no batalhão. (Metro1)