Imagem de pinguim substituía documentos em golpe de estagiária na Previdência em Ubaíra e Mutuípe

A ação ocorreu nas cidades de Ubaíra e Mutuípe, onde foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, lançou nesta quarta-feira (21) a Operação Unlocked, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada em fraudar empréstimos consignados em benefícios previdenciários. A ação ocorreu nas cidades de Ubaíra e Mutuípe, onde foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária.

As investigações, iniciadas há quatro meses, revelaram que uma estagiária da Agência da Previdência Social de Ubaíra estava desbloqueando benefícios previdenciários em massa para facilitar a obtenção de empréstimos consignados, desrespeitando as normas internas do INSS. Em vez de anexar documentos de identificação dos beneficiários, a estagiária enviava uma foto de um pinguim nos pedidos de desbloqueio.

Além disso, uma agente financeira de Mutuípe enviava diariamente listas com nomes e números de benefícios para que a estagiária realizasse os desbloqueios em troca de pagamento. Outros membros da quadrilha falsificavam documentos para abrir contas bancárias e receber os empréstimos fraudulentos.

O número total de fraudes e os valores desviados ainda estão sendo apurados, e as investigações continuarão para identificar outros envolvidos. Os suspeitos enfrentarão acusações de estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, crimes que podem resultar em até 15 anos de prisão.

google news