A imprensa francesa repercutiu nesta segunda-feira (26) a prisão em flagrante do empresário George Washington de Oliveira Sousa, suspeito de montar um artefato explosivo em um caminhão perto do aeroporto de Brasília, no último sábado (24).
O Le Monde amanheceu com a informação que “no Brasil, um homem foi detido por ter tentado instaurar o caos com explosivos”, explicando que o suspeito, “inspirado” no discurso do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), pretendia provocar a intervenção das Forças Armadas e impedir a posse do presidente eleito Lula (PT), em 1° de janeiro.
O caso também foi destaque no site do Le Figaro. O diário publicou as publicações do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), no Twitter, afirmando que “os graves acontecimentos em Brasília comprovam que tais acampamentos ‘patriotas’ viraram incubadoras terroristas”.
Após ser detido, George admitiu à polícia que agiu com outros apoiadores de Bolsonaro e que o plano era instalar pelo menos duas bombas em lugares estratégicos e alcançar a “declaração de estado de sítio do país” para “impedir o estabelecimento do comunismo no Brasil”. (ba)