Com o impacto da inflação sobre as vendas, os supermercados reduziram estoques e, consequentemente, a variedade de produtos disponíveis para os consumidores nas gôndolas nos últimos meses. É o que indica uma pesquisa da Neogrid, empresa especializada em serviços de inteligência artificial para cadeias de suprimentos.
Na passagem de maio para junho, o chamado índice de ruptura até teve uma ligeira baixa, de 11,5% para 11%, segundo o levantamento. O nível, contudo, ainda é considerado elevado pela Neogrid. Na prática, o índice de 11% significa que, em uma lista com 100 itens, 11 não foram encontrados pelo consumidor nas gôndolas dos supermercados em junho.
A pesquisa analisa informações de cerca de 40 mil lojas espalhadas pelo Brasil, conforme Robson Munhoz, diretor de sucesso do cliente da Neogrid. O índice de ruptura não chega a apontar desabastecimento de produtos. Sinaliza somente faltas pontuais de itens nas gôndolas, que podem estar associadas aos estoques mais baixos. (bahia.ba)