A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abriu nesta quarta-feira (5) as inscrições para sua edição de 2025.
O evento, que celebra 20 anos, tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e a resolução de problemas, além de promover a integração entre professores e estudantes. As inscrições podem ser realizadas até 17 de março.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), responsável pela organização, estima a participação de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto particulares. Serão distribuídas 8.450 medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa.
Os alunos premiados terão a oportunidade de ingressar no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas de reforço em matemática e uma bolsa de R$ 300,00 para estudantes de escolas públicas.
A competição será dividida em duas fases. A primeira, marcada para 3 de junho, será composta por uma prova objetiva de 20 questões. Os classificados avançarão para a segunda fase, em 25 de outubro, quando enfrentarão uma prova discursiva com seis questões.
O resultado dos aprovados para a segunda etapa será divulgado em 1º de agosto, e a lista dos premiados sairá em 22 de dezembro.