Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro

Programa oferece bolsas integrais e parciais; inscrições vão até 28 de janeiro e exigem nota mínima no Enem

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 terão início na próxima sexta-feira, 24 de janeiro. O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O edital foi publicado na última quinta-feira (16).

O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até o dia 28 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, enquanto a segunda chamada está prevista para 28 de fevereiro, ambos no portal Acesso Único.

Para concorrer, o estudante precisa ter concluído o ensino médio e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou 2023. É necessário alcançar, no mínimo, 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.

Os candidatos podem optar entre bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas voltadas para políticas afirmativas, contemplando pessoas com deficiência, indígenas, pardos ou pretos. Para concorrer a bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo.

Já para as bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos. Professores da rede pública que desejam cursar licenciatura ou pedagogia têm critérios diferenciados e não precisam atender às exigências de renda.

Quem não for selecionado nas chamadas regulares pode participar da lista de espera. Para isso, o candidato deve manifestar interesse no Portal Único de Acesso nos dias 26 e 27 de março de 2025. A lista estará disponível para consulta no dia 1º de abril, tanto para as instituições de ensino quanto para os estudantes interessados.

google news