Com a Bahia sendo o estado com maior número de mortes violentas do Brasil por três anos consecutivos, o candidato ao governo estadual pelo PT, Jerônimo Rodrigues, afirmou que fará investimentos em inteligência para solucionar os problemas de segurança pública na região. O petista participou do programa “Boa Tarde Bahia”, da Band, na tarde desta segunda-feira (22).
A Bahia registrou 5.099 assassinatos no ano passado, sendo o estado líder em mortes violentas no Brasil, de acordo dados do Monitor da Violência. Para solucionar o problema, Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que “dará continuidade” ao que vinha sendo feito pelo atual governador, Rui Costa (PT), e investirá em inteligência dentro da polícia.
“Eu investirei em inteligência para enfrentar o que estamos enfrentando agora. O crime organizado está espalhado está em todo Brasil, esse presidente [Jair Bolsonaro] estimulou a violência. Então, investirei para que os grupos criminosos não tenham vez em nosso estado, pegarei isso de perto, juntamente com o comando da polícia para realizar um mutirão”, afirmou Jerônimo.
O candidato afirmou que, antes do governo petista, os policiais do estado sofriam com problemas de infraestrutura, com a falta de recursos básicos para exercer a segurança na Bahia. Segundo ele, antes do PT assumir o governo do estado em 2007, os profissionais da área não tinham nem colete a prova de balas.
“Nós fizemos na Bahia muita coisa boa. Antes da gente assumir o governo em 2007, posso lembrar de viaturas sendo empurradas, policiais sem equipamentos de proteção. Nós fizemos uma agenda de concurso público, realizamos compra de equipamentos e de armas. Estamos agora em um processo de licitação de viaturas com blindagem para garantir a segurança do profissional”, destacou o candidato. (BN)