Uma mulher foi filmada no momento em que agredia a filha na cidade de Ipirá, a cerca de 200 km de Salvador. A avó materna da menina denunciou o caso ao Conselho Tutelar da cidade e à Polícia Civil, que abriu investigação para apurar o ocorrido.
No vídeo, gravado na quinta-feira (16), a mulher aparece usando gravetos para agredir a criança, que, mesmo chorando, continua apanhando. Não há informações sobre quem fez a gravação e nem sobre a idade da criança.
A menina aparece, inicialmente, sendo agredida quando estava deitada no chão enquanto a mãe a acusa de ter feito algo. “Você fez. Eu te falei para não fazer e você fez”, diz a mãe enquanto a agredia.
Depois, em outro trecho do vídeo, que ganhou bastante repercussão nas redes sociais, a mãe ordena que a criança se levante e vá tomar banho. Em outro cômodo da casa, ela pede para a menina tirar a roupa e entrar em uma bacia com água. Mesmo já despida e na bacia, no entanto, a menina continua a ser agredida.
A mãe, que não teve identidade divulgada, prestou depoimento à polícia na manhã esta sexta-feira. A polícia informou que a atitude dela é de crime de maus-tratos, que se configura mesmo quando as agressões tem intuito de educar.
A polícia informou a criança será encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer exame de corpo de delito e ficará sob custódia dos avós maternos. A mãe vai responder em liberdade.
A pena pelo crime de maus-tratos varia de dois meses a dois anos de prisão, ou multa, e pode ser aumentada nos casos em que a vítima tem menos de 14 anos ou em caso de lesão corporal grave e morte. (G1/BA)