O porta-voz internacional do Exército de Israel, Jonathan Conricus, disse que pode haver brasileiros reféns do Hamas, mas que isso não está completamente confirmado. A declaração foi dada horas após afirmar em vídeo que há cidadãos brasileiros entre os sequestrados pela facção terrorista Hamas.
Desde que a guerra entre Israel e Hamas eclodiu no último fim de semana, já foram confirmadas as mortes de dois brasileiros na região, a universitária Bruna Valeanu, 24, e o gaúcho Ranani Glazer, 23.
Há também outro brasileiro desaparecido. Não está claro se a informação inicial de que pode haver brasileiros entre os reféns conta com a pessoa desaparecida como alguém possivelmente em mãos do Hamas.
Conricus declarou que informações sobre a possível presença de brasileiros são fruto de relatos de fontes anônimas e do trabalho em campo dos militares. Eles tampouco sabem quantos brasileiros seriam. “A situação toda é muito fluida neste momento, realmente torcemos para que não haja brasileiros entre os sequestrados”, afirmou o militar.
Mais cedo, ele havia dito que, além de israelenses, estariam entre os reféns do Hamas cidadãos americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, argentinos, ucranianos, entre outros.
Lá fora
O Itamaraty afirma ainda não ter recebido informações concretas da Defesa de Israel sobre o assunto, mas que a embaixada do Brasil em Tel Aviv busca confirmar a informação. (bahia.ba)