Itaparica celebra bicentenário de batalha da independência na BA

Diversas atividades culturais e religiosas foram realizadas pelas ruas para homenagear o povo da cidade.

Foto: Divulgação/PMI

A cidade de Itaparica, que fica na ilha de mesmo nome, na Região Metropolitana de Salvador, celebrou neste sábado (7) o bicentenário da batalha que foi decisiva para a Independência do Brasil na Bahia, em 1823.

A cerimônia cívica aconteceu em frente ao Forte de São Lourenço, que no passado, foi cenário de lutas contra os invasores portugueses. As homenagens seguiram na capela de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Itaparica.

O grupo cultural Caboclos de Itaparica desfilou pelas ruas de pedra para homenagear o povo da cidade, que se destacou na Batalha de Itaparica, no dia 7 de janeiro de 1823. Dentre os personagens históricos dos embates em Itaparica se destaca a marisqueira, pescadora e escravizada liberta Maria Felipa, que tem o nome gravado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

O governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior participaram da manifestação cultural que já acontece há 84 anos. Essa foi a primeira agenda oficial de visita do novo governador ao interior do estado e primeiro compromisso público como principal autoridade da Bahia.

google news