Depois do mais recente evento de violência no Centro Histórico de Salvador, alguns artistas baianos se juntaram na campanha “o Pelourinho é nosso” que visa chamar atenção para o descaso com o lugar e com as pessoas que ali vivem, trabalham ou transitam.
O ator Jorge Washington falou com a equipe do Bahia Notícias sobre a campanha criada: “Olha eu acho que o Pelourinho é um patrimônio nosso que a gente está abrindo mão muito facilmente, eu digo nós soteropolitanos, baianos, brasileiros. É um espaço único no Brasil, um dos espaços mais potentes que tem”, começou o artista.
Jorge continuou dizendo que a região é um centro que “pulsa cultura” e por isso deve ser cuidado e protegido. “É um lugar que você pode passear com a família. Então, para isso acontecer precisa que os poderes públicos e a iniciativa privada se deem as mãos e façam com que esse lugar pulse de verdade para a gente também, não ficar esperando só o turista chegar para consumir”, completou Jorge.
Ele também apontou que a falta de segurança, de transporte público adequado afugentam as pessoas de habitarem aquele lugar. O afrochefe finalizou dizendo que mesmo que o poder aquisitivo da população não esteja tão alto, o Pelourinho é um lugar para todos os preços e todos os bolsos.
No dia 28 de abril, a partir das 10h, vai acontecer um protesto, pacífico e sem vínculo partidário, exigindo respeito pelo Centro Histórico de Salvador. O objetivo é cobrar das autoridades municipais, estaduais e federais ações concretas para solucionar os vários problemas que o Centro Histórico enfrenta.
Os também atores baianos Érico Brás e Cosme dos Santos estão usando suas redes sociais para pedir respeito pelo Pelourinho também. “Eu também estou participando dessa campanha ‘O Pelourinho é Nosso’, pois ele é nosso mesmo. Por isso, peço às autoridades baianas que voltem suas atenções para o nosso querido Pelourinho”, disse Cosme. (BN)