Na tarde desta terça-feira (18), a jovem Raiane Guedes, 22 anos, moradora do bairro do Andaiá em Santo Antônio de Jesus procurou o VB (Voz da Bahia), e participou do programa Meio-Dia e Meia, onde explicou sua situação de saúde e fez seu apelo.
Raiane explica que pediu para participar do programa por conta de uma “vaquinha” que a mesma abriu em seu Instagram por conta da sua faculdade, “faço faculdade de direito, na (Pitágoras), em Santo Antônio Jesus. No final de 2017, para 2018, fui diagnosticada com Linfoma de Rodhkin e, no meu caso, ele afetou o rim, abdômen, pulmão, região cervical, axila e virilha. Descobri dois anos, nesta época estava cursando o ensino médio no CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional), meu filho só tinha um ano. Minha mãe trabalha com faxina, então ela não pode me ajudar financeiramente, quando realizava o tratamento em Salvador quem me acompanhava era a minha prima, meus amigos também me ajudavam, e foi um percurso muito difícil na época. Em 2019, comecei a dar muitas entradas no Hospital Regional com fortes dores e fazia muito uso de morfina, se eu ficasse uma semana sem tomar a morfina meu corpo ficava chamando pelo medicamento. Eu estava afastada do ensino médio e tive que concluir pelo ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) porque não podia dar continuidade pelo CETEP porque minha imunidade era muito baixa”, explica.
A jovem coloca, então, o motivo do seu pedido, “ano passado meu filho teve um internamento no Regional, pois, ele teve um inchaço, pensávamos que era papeira, mas ele estava com um nódulo no pescoço, ele passou por nove dias de internamento e foi liberado do hospital para ir ao Aristides Maltês. Lá, o nódulo foi diminuindo de tamanho, mas de dezembro para cá ele fez um ultrassom e em fevereiro tive a necessidade de abrir outra “vaquinha”, pois, ele estava reclamando muito de dor”, pontua a jovem, que pede ajuda para pagar a sua faculdade de direito.
Raiane diz como anda o tratamento da sua condição de saúde, “na semana de páscoa peguei o resultado de uma tomografia que eu tinha feito, pois, eu tinha descoberto a bronquite, e na tomografia constou um nódulo no pulmão. Faço acompanhamento dos nódulos na região cervical há bastante tempo no Aristide Maltes, liguei hoje, mas não abriram agenda ainda, pois, tenho novos exames para realizar para poder entregar para o médico que me acompanha no Aristides. A médica daqui a de Santo Antônio que avaliou a tomografia ela quer agilidade no andamento, por conta que tive uma dormência, pois, tive um princípio de AVC no final do ano”, coloca.
Raiane abriu uma vaquinha ‘online’ para o auxílio no pagamento da sua faculdade e pede a ajuda de quem puder ajuda-la. Se quiser pela chave do PIX: (75) 9 9906 – 5960, nominal a Raiane Guedes.
Reportagem: Voz da Bahia