Dr. Carlos Roberto, juiz eleitoral da zona que engloba de Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo, Muniz Ferreira e Varzedo em entrevista ao Voz da Bahia discorreu sobre as eleições do segundo turno para estes municípios.
DOCUMENTO COM FOTO:
Dr. Carlos explica que as eleições transcorrem de forma harmônica e com pequenos incidentes que são normais, “mas tudo transcorre na normalidade. Ressalto ao eleitor para que quando vier votar que traga seu documento com foto, ou seu e-título, para exercer seu direito ao sufrágio de forma tranquila, pacifica, todo mundo com paz no coração, que as eleições vão ocorrer bem”, coloca.
COMO CONSULTAR A SUA SEÇÃO?
Para saber sua seção, o juiz explica que é simples, “você consegue conferir olhando no seu e-titulo, fazendo o transferência do aplicativo, inserindo alguns dados, e lá no aplicativo vai aparecer o local de votação, a seção e tudo bonitinho. Existe também a possibilidade de fazer a consulta pelo site da justiça eleitoral e é uma das formas de saber a localização do seu local de votação”, apresenta.
LEI SECA
Carlos explica que até às 17h deste domingo está proibida a venda e distribuição de bebidas alcoólicas pelos estabelecimentos, “após as 17h podem comercializar normalmente. É importante seguir essa normativa para proibir a exaltação de ânimos e que haja a possibilidade de qualquer confusão ou algo que venha tumultuar o trabalho da justiça eleitoral”, ressalta.
URNAS ELETRÔNICAS: SÃO SEGURAS?
O excelentíssimo coloca que já foram feitas tantas auditorias e esse ano todos, já sabem que há fiscalização nas urnas até com a participação de outros órgãos, “do TCU, do Exército… as pessoas podem ficar despreocupadas, pois, as urnas, sem sombra de dúvidas, são seguras. É somente ir lá votar e torcer pelo seu candidato que vai dar certo”, diz.
VESTIMENTA
O Juiz explica que o eleitor pode usar camisa, adesivo e pode ir com a roupa que quiser e se manifestar de forma silenciosa, “não existe uma exigência específica para roupas que você deve escolher para votar, fique a vontade, se vista como queira. Tenho plena confiança que todos vão exercer seu voto de forma pacifica, tranquila, e que tudo ocorrerá da forma mais harmoniosa possível”, conta.
POSSO ENTRAR COM O CELULAR?
Dr. Carlos coloca que é terminantemente proibido entrar com o celular na cabine eleitoral, “a recomendação é que, se você foi votar com alguém, deixar com essa pessoa, ou deixar aos cuidados do presidente da seção. Ressalto que, quem tem posse de arma de fogo não pode ir armado, com exceção dos policiais que estiverem em serviço. Desejo um bom domingo a todos e que tenham um bom dia de eleição”, finaliza.
Reportagem: Voz da Bahia