Dois nomes estão sendo ventilados como possíveis indicaçõs do presidente eleito, Lula (PT), para o Supremo Tribunal Federal (STF), sendo um deles de um baiano. Trata-se do jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, que foi secretário-geral do supmeo e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas gestões de Ricardo Lewandowski.
Além dele, o nome de Cristiano Zanin desponta como favorito. Zanin é homem de confiança de Lula. ele atuou na defesa do presidente eleito na Operação Lava-Jato e colocou fim em 27 ações contra o petista. Ele deve ser o primeiro indicado de Lula.
De acordo com a colunista Bela Megale, de O Globo, se o critério de Lula for ouvir Lewandowski para fazer sua escolha, já que a vaga que abre é a dele, Manoel Carlos se destaca. Os dois favoritos, inclusive, são amigos e estão alinhados.
Em 2023, abrirão vagas para o STF, com a aposentadoria de Lewandowski e, depois, de Rosa Weber, que se aposenta em outubro. Há ainda a chance de Lula indicar um terceiro ministro ano que vem, caso Luís Roberto Barroso concretize a sinalização que vem dando a amigos sobre adiantar sua aposentadoria. (Bnews)