O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) iniciou nesta semana, em São Paulo, sua participação no projeto ‘Lean nas Emergências’. Implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, o projeto do Ministério da Saúde faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
O Lean nas Emergências é um projeto executado de forma colaborativa pelos hospitais BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV), por meio do PROADI-SUS, com o objetivo de aprimorar os fluxos das urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos de todo o país através da metodologia Lean para gestão de processos, estimulando boas práticas de gestão do fluxo, de forma a otimizar o tempo de permanência do paciente na unidade.
Para o diretor geral do HRSAJ, Rodrigo Barretto, a adesão ao projeto representa mais uma forma de atender melhor aos pacientes. “O Lean oferece muitas habilidades e ferramentas para atendermos ainda melhor os nossos pacientes. Com certeza aprimoraremos ainda mais os nossos fluxos e processos, fazendo o giro leito com maior eficiência ”, afirmou.
No dia 17 de julho, o hospital receberá os consultores do projeto em Santo Antônio de Jesus, município do Recôncavo baiano. Após essa etapa inicial, os resultados alcançados serão avaliados periodicamente pela equipe externa em conjunto com equipe do hospital. “Essa troca de experiência, com foco na metodologia Lean, sem dúvida irá agregar muito à nossa organização”, concluiu Barretto. (G1)