O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite do último domingo (4) no Chile para uma série de encontros com políticos e empresários. Um dos temas que deve ser discutidos na visita do presidente brasileiro deve ser as eleições na Venezuela.
De acordo com a CNN Brasil, o primeiro compromisso de Lula deve ser uma cerimônia de oferenda floral no Monumento al Libertador Bernardo O’Higgins, programada para a manhã desta segunda-feira (5). Em seguida, o presidente brasileiro terá um encontro bilateral com o presidente chileno, Gabriel Boric. Na oportunidade, é espetado que os chefes de Estado assinem 17 acordos bilaterais em campos como ciência e tecnologia, direitos humanos, segurança cibernética e educação.
Ainda segundo a publicação, o Itamaraty informou que a situação política da Venezuela não está em pauta, mas diplomatas brasileiros entendem que o assunto deve ser tratado em reuniões privadas.
No último final de semana, Nicolás Maduro foi proclamado reeleito como presidente da Venezuela. O resultado é questionado pela oposição. Desde então, Lula e Boric adotaram posturas diferentes sobre o processo eleitoral venezuelano. O brasileiro cobra a divulgação das atas, mas defende que não há “nada de anormal” com o pleito. Já o chileno disse que os resultados “eram difíceis de acreditar.”
Fonte: Bnews