O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (5), a ministra do Esporte, Ana Moser. O ato aconteceu durante uma conversa entre os dois nesta tarde, no Palácio do Planalto.
A ex-jogadora de vôlei foi mais uma das ministras que entrou na roda da reforma ministerial que o presidente fará nas próximas horas. A intenção é dar espaço para os partidos PP e Republicanos no governo federal.
Moser foi a segunda mulher demitida pelo petista para dar espaço ao Centrão. A primeira foi Daniela Carneiro, ex-ministra do Turismo, que saiu após pedido do União Brasil. Em julho, Lula havia garantido a permanência da ex-atleta na liderança do ministério. “Não se preocupe e continue trabalhando, porque você tem muita coisa a fazer pelo esporte no Brasil”, disse Lula em uma das vezes.
O comando da pasta do esporte deverá ser entregue ao deputado André Fufuca (AM). Ele é atual líder do PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira.
A ideia, no entanto, é que a nova pasta seja chamada de Ministério do Esporte, Juventude e Empreendedorismo. Diante disso, o Ministério do Desenvolvimento Social ficará de fora dessa reforma ministerial.
Já Moser assumiria uma agência criada para tratar de esportes olímpicos. (BNews)