Lula joga bola no Alvorada enquanto mantém silêncio sobre ataque do Irã

Presidente Lula jogando bola no Alvorada um dia após Irã atacar Israel

Foto: Reprodução/Instagram

Após o governo brasileiro evitar uma condenação enfática do ataque de drones do Irã a Israel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sem posicionar pessoalmente sobre o tema até o início da tarde deste domingo, 14. Enquanto líderes de países do Ocidente condenam o ataque de forma enfática, o perfil de Lula no X (antigo Twitter) não comenta o conflito, preferindo publicar um comunicado sobre o programa de cisternas do governo federal.

O silêncio sobre o caso é replicado por aliados do petista, que optam pela repercussão de um vídeo em que Lula aparece jogando futebol no Palácio da Alvorada.

Em nota divulgada no sábado, 13, o Ministério das Relações Exteriores disse que acompanha “com grave preocupação” o ataque do Irã a Israel. O comunicado clama para que as partes exerçam “máxima contenção” para “evitar uma escalada” do conflito, mas não condena de forma explícita a ação do governo iraniano. O posicionamento do Itamaraty vai na contramão dos governos ocidentais, que condenaram o ataque de forma enfática.

Aliados não se posicionam

O presidente Lula, por outro lado, não se posicionou em seus canais pessoais nas redes sociais. Neste domingo, 14, a conta de Lula no X (antigo Twitter) publicou uma nota sobre um programa de cisternas do governo federal, mas ainda não se posicionou sobre o conflito no Oriente Médio.

Aliados próximos ao petista, como Paulo Pimenta, titular da Secretaria de Comunicação Social, e Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, também preferiram não emitir posicionamentos. Ao invés disso, Pimenta e Padilha preferiram repercutir um vídeo publicado no Instagram pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, em que Lula aparece praticando futebol no Alvorada. “Craque do jogo”, diz Pimenta. “Nosso camisa dez, craque”, elogia Padilha.

Lula comenta mapas do IBGE, mas não ataque do Irã

A gestão de mídias de Lula não costuma tardar para publicar temas relacionados a uma grande repercussão nas redes. que os perfis de Lula não deixem de comentar questões de grande repercussão.

Na sexta-feira, 12, Lula ironizou a controvérsia sobre os novos mapas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que colocam o País no centro do mundo. “A terra é redonda”, disse Lula, um dia após o presidente do IBGE anunciar o uso dos mapas. O ataque com drones a Israel foi admitido pelas autoridades iranianas na noite de sábado, 13, no horário de Brasília. A ofensiva está prestes a concluir as primeiras vinte e quatro horas, mas Lula ainda não comentou o tema.

Juliano Galisi/Estadão

google news