Em encontro bilateral realizado, nesta sexta-feira (1º), paralelamente à 8° Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em São Vicente e Granadinas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ouviu do líder venezulano Nicolás Maduro que haverá eleições em seu país no segundo semestre deste ano.
Na conversa, falaram de eleições, economia e combate ao garimpo em terras indígenas. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo. Com isso, o venezuelano confirma que cumprirá essa parte do acordo firmado ano passado com a oposição.
De acordo com o governo brasileiro, Maduro relatou melhorias na economia do seu país, destacando a queda da inflação e um melhor crescimento da atividade
A agenda acontece em Kingstown, em São Vicente e Granadinas, local em que o presidente também vai se encontrar com outros líderes políticos. Lula terá reunião com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, para tratar da Faixa de Gaza. Haverá também reuniões com a secretária de Relações Exteriores do Chile e do México. (metro1)