Mais de 15 milhões de simulações de empréstimo com FGTS são registradas no 1º dia da nova modalidade

Ministério do Trabalho orienta cautela na contratação e destaca vantagens do crédito com juros mais baixos

Foto: 321bank/Divulgação

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que, até as 18h desta sexta-feira (21), foram registradas 15.098.810 simulações de empréstimo consignado ao setor privado com garantia do FGTS, através da Carteira de Trabalho Digital.

Neste primeiro dia de operação da nova modalidade, os dados apontam 1.584.436 solicitações de propostas e 1.494 contratos efetivamente fechados. O sistema foi desenvolvido pelo governo federal para permitir que trabalhadores com carteira assinada (CLT) solicitem crédito com desconto em folha de pagamento, usando parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fez um alerta à população sobre o uso responsável da nova opção de crédito. “O trabalhador precisa ter cautela, analisar as melhores propostas e não fazer um empréstimo desnecessário. Essa é uma oportunidade para migrar de um empréstimo com taxas de juros altas para o consignado com juros mais baixos”, afirmou.

A expectativa do governo é que a nova modalidade ofereça condições mais acessíveis de crédito para os trabalhadores formais, com maior segurança para as instituições financeiras, que terão o FGTS como garantia.

google news