Com o início do mês de outubro, também se começa a Campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Em entrevista ao Voz da Bahia, o mastologista Dr. Luciano Ramos, falou através do programa “Meio-Dia e Meia” sobre boatos, vídeos, notícias e informações falsas que atrapalham a vida de todos, principalmente para mulheres tentando pôr em dia sua saúde.
Dr. Luciano comentou sobre boatos de que o exame de mamografia estaria causando câncer nas mulheres, “existem pessoas que veio para falar a verdade, mas também há outras que veio para mentir e passar informações falsas. Passamos a vida toda, junto com o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para educar as mulheres do mundo todo, que o principal exame para prevenir o câncer de mama, é a mamografia. No meu escritório, não vi ninguém morrer enquanto fazia uma mamografia, enquanto milhares de mulheres morrem de câncer de mama por que tem medo de fazer o exame. Existem na internet diversas informações falsas falando que a mamografia causa incidência de câncer devido a radiação. Realmente, o exame utiliza radiação, mas mínima, segura de maneira eficaz”, afirmou.
O médico salientou a importância da campanha Outubro Rosa, mostrando que a principal motivação do evento é educar as mulheres, “tudo o que a companha Outubro Rosa quer é educar, salvar vidas. Tudo o que a pessoa má quer é deseducar e quem deseduca vai matar vidas. Isso é grave. Os ‘fake news’ estão em todas as áreas. Só vamos acabar e reprimir as falsas informações, com informações verdadeiras”, concluiu.
Redação: Voz da Bahia