O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta segunda-feira (5) a então ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes como nova titular da pasta. A mudança foi confirmada pelo Palácio do Planalto e será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União.
Márcia Lopes é assistente social, professora e tem histórico de atuação no governo federal. Durante o segundo mandato de Lula, ela ocupou o cargo de secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social. Ela também é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.
Segundo informações do jornal O Globo, a substituição foi definida em reunião entre Lula e as duas gestoras no domingo (4). Essa é a sexta troca de ministros promovida pelo presidente no âmbito da atual reforma ministerial.
A troca no comando do Ministério das Mulheres ocorre em meio a articulações do governo para fortalecer a base política e reorganizar a composição da Esplanada dos Ministérios.